sábado, 21 de abril de 2012

Como surgiu o candomblé?


Segundo a lenda, no inicio de tudo não havia separação entre Orum, o Céu dos Orixás, e o Aiê, a Terra dos humanos. Todos habitavam um lugar em comum e sem limitações entre homens e Orixás. 
Diz a lenda que quando o Orum ainda fazia o limite com o Aiê, um ser humano tocou o Orum com as mãos sujas e isso fez com que o céu imaculado dos Orixás fosse poluído. 
Olodumaré, o Deus Supremo, se revoltou com tamanha ousadia e resolveu limitar de uma vez por todas as ligações entre o céu e a terra. Com isso os Orixás não puderam mais frequentar a terra dos humanos. 
Agora havia o mundo dos Orixás e o mundo dos Humanos. Separados e isolados do Aiê, as divindades entristeceram. Entretanto, Olodumare deu uma nova oportunidade para os Orixás frequentarem a terra novamente, só que desta vez somente habitando o corpo dos seres humanos. Foi assim que Oxum teve a brilhante ideia de preparar o corpo do homem para tal feito. 
Oxum fez oferendas a Exú para propiciar sua delicada missão para que este permitisse a vinda à Terra. Chegando aqui, fez todos os atos e preceitos para preparar os cavalos, pessoas que recebem a energia do Orixá, para a tão aguardada iniciação ao culto às Divindades. 
Neste dia foi uma grande festa em reverência à força e dedicação aos orixás pois a partir deste momento todos poderiam conviver juntos novamente e neste dia teve início o Candomblé.