Exu é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem em seu dia–a-dia.
Muitas são as confusões e equívocos que fazem com seu nome e forma, sendo uma das piores comparações feita pela religião católica; o comparando à lúcifer (diabo), ser desprezado pela religião por causar maldade e discórdia despejando perversidade e semeando o mau em os seres humanos.
Exu na realidade contem todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano, pois não é totalmente bom e também não totalmente mau assim tendo sentimentos como o homem de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra.
Exu é o orixá que entende como ninguém o principio da reciprocidade, e se agradado, saberá retribuir, tornando-se amigo, e um fiel escudeiro. No entanto quando é contrariado ou desagradado, se torna um dos priores inimigos,tira a sorte daquele que o afrontou, traz discordia, confusões e fecha seus caminhos.
Exu é a força, o ser mais importante da cultura ioruba, sem ele o mundo não faria sentido, pois só através dele e que temos acesso aos demais orixás e ao Deus Supremo Olodumaré, pois Exu fala todas as línguas e permite a comunicação entre o Orum e o Aiê e entre os seres humanos, sendo assim Exu seria em outras religiões um espírito santo ou um guia de luz, aquele que orienta e previne o ser humno de cometer atos ilícitos.
Exu foi a primeira forma dotada de existência individual, Não se sabe ao certo sua região de origem na áfrica, pois em todos os reinos se presta culto a Exu.
DIA DA SEMANA Segunda-feira.
CORES Preto , vermelho e cinza
SÍMBOLOS Tridente e/ou bastão (opa ogó)
PLANTAS Pimenta, capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã.
ANIMAIS Bode.,galos, e etc..
METAL Bronze, ferro (minério bruto).
COMIDAS Farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos.
BEBIDAS Cachaça.
SINCRETISMO Santo Antônio (13/06)
Nenhum comentário:
Postar um comentário