ADARRUM – Ritmo invocatório de
todos os Orixás. Rápido, forte e contínuo marcado junto com o Agôgô. Pode ser
acompanhado de canto especialmente para Ogum.
AGUERE – Em Yorubá significa
“lentidão”. Ritmo cadenciado para Oxóssi com andamento mais rápido para Iansã.
Quando executado para Iansã é chamado de “quebra-pratos”
ALUJÁ – Significa orifício ou
perfuração. Toque rápido com características guerreiras. É dedicado a Xangô.
BRAVUM – Dedicado a Oxumaré
.Ritmo marcado por golpes fortes do Run.
HUNTÓ ou RUNTÓ – Ritmo de origem
Fon executado para Oxumaré. Pode ser executado com cânticos para Obaluaiê e
Xangô
IGBIN – Significa Caracol.
Execução lenta com batidas fortes. Descreve a viagem de um Ancião. É dedicada a
Oxalufã.
IJESA – Ritmo cadenciado tocado
só com as mãos. É dedicado a Oxum quando sua execução é só instrumental.
ILU – Termo da língua Yorubá que
também significa atabaque ou tambor
BATA – Batá significa tambor para
culto de Egun e Sangô . Ritmo cadenciado especialmente para Xangô. Pode ser
tocado para outros Orixás. Tocado com as mãos.
KORIN- EWE – Originário de Irawo,
cidade onde é cultuado Ossain na Nigéria. O seu significado é “Canção das
Folhas”.
OGUELE – Ritmo atribuído a Obá.
Executado com cânticos para Ewá.
OPANIJE – Dedicado a Obaluaiê,
Onile e Xapanã. Andamento lento marcado por batidas fortes do Run. Significa “o
que mata e come”
SATÓ – A sua execução lembra o
ritmo Bata com um andamento mais rápido e marcado pelas batidas do Run.
Dedicado a Oxumaré ou Nanã. Significa a manifestação de algo sagrado.
TONIBOBÉ – Pedir e adorar com
justiça é o seu significado. Tocado para Xangô
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